BLOGS DO PORTAL OESTE NEWS

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DE BOA SAÚDE ANTIGO JANUÁRIO CICCO

O povoamento da área que constitui o município de Boa Saúde se desenvolveu a partir do início da primeira metade do século XIX, com a expansão do território de São José de Mipibu. A interiorização da Colônia, através do sistema de datas e o avanço da pecuária foram responsáveis pela ocupação das terras. Na data do Lerdo, se desenvolveu o povoado de Boa Saúde; na data de San Matheos o povoado de Córrego de São Mateus e, na data das Almas o sítio Gatos, atual Guarani. Documentos de partilhas de terras comprovam a existência de habitantes na região, bem antes de 1859.

As famílias mais antigas de Boa Saúde, que se tem notícias, são: Saca, Ferreira e Nunes. Pertencente a família Saca, Antônio Badamero muito contribuiu para a formação do povoado, como carpinteiro, pedreiro e oferecendo “arrancho” aos tropeiros. Com a chegada da família Cachoeira, que teria vindo do sertão da Paraíba, a formação do povoado tomou novo impulso. Possuidores de um certo “recurso”, se estabeleceram em várias partes do território com a agricultura e a criação de gado.

Quanto à origem do nome Boa Saúde, existe mais de uma versão. Uma de que romeiros, aconselhados por um padre, voltaram do Juazeiro com a imagem de Nossa Senhora da Saúde e a partir daí o povoado passou a se chamar Boa Saúde. Outra, de que os Cachoeiras teriam construído uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Saúde, depois que uma pessoa da família ficou curada após banhar-se no rio, onde existia muito muçambê. E, ainda, que o povoado passou a se chamar Boa Saúde depois que um viajante, hospedado na casa de Antônio Badamero, adoeceu e ao ficar curado, ter exclamado ser um lugar abençoado, um lugar de muita saúde.Depois do ocorrido, Luiz Cachoeira tomou a iniciativa de mandar construir uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, cujo pedreiro foi Antônio Badamero.

A imagem de Nossa Senhora da Saúde teria vindo da Europa, o que é mais provável, pois o nome Boa Saúde já era citado em documentos de 1878, enquanto as romarias ao Juazeiro se intensificaram, onze anos depois, a partir de 1889.

Pertencendo a São José de Mipibu, foi a partir do início da década de 1930 que Boa Saúde se fortaleceu como povoado. Possuía, à época uma concorrida feira e com o desenvolvimento da cultura e do comércio do algodão chegou a possuir duas bolandeiras. As principais lideranças da época eram José Heronides da Câmara e Manoel Joaquim de Souza (Neco de Sinhá). Em 1935 foram inaugurados, o mercado e o grupo escolar. Em 1936, passou a zona fiscal com uma agência arrecadadora e, em 1938, foi elevada à categoria de vila. O ideal de emancipação teve início nos últimos anos da década de 1940, tendo como principais lideranças: Antônio Augusto de Souza e Manoel Teixeira de Souza.

Em 1953 foram criados vários municípios no Rio Grande do Norte. Boa Saúde seria um deles se não fosse o veto do Deputado Estadual João Frederico Abott Galvão. Ao invés de município, teve seu território dividido e passou a pertencer aos, recém criados, municípios de Monte Alegre e Serra Caiada. O movimento pela emancipação continuou mais articulado, ainda, e culminou com a criação do município em 11 de dezembro do mesmo ano, recebendo em troca do apoio do Deputado João Frederico a denominação de Januário Cicco. Foi nomeado como primeiro prefeito o Tenente Adauto Rodrigues da Cunha. A primeira eleição municipal foi no dia 03/10/1954, sendo eleitos como primeiro prefeito constitucional Manoel Teixeira de Souza e como vice-prefeito José Batista Xavier.

Depois de 37 anos como Januário Cicco, em 02/02/1991, o município passou a se chamar Boa Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação dos seus moradores, alicerçada na tradição e na devoção a Nossa Senhora da Saúde.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DE BOA SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.