BLOGS DO PORTAL OESTE NEWS

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EVENTOS

-Janeiro/fevereiro:

Festa de Nossa Senhora da Saúde - Uma tradição há mais de 130 anos. A Festa de Nossa Senhora da Saúde ou a Festa de 02 de Fevereiro, como
é conhecida, é um dos maiores acontecimentos sócio-religiosos da Região do Trairi, no Rio Grande do Norte.
Durante todo o ano, as pessoas visitam a capela de Nossa Senhora da Saúde e pagam promessas. Mas é durante os dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro que aumenta o número de devotos que acorrem à cidade de
Boa Saúde para participar da festa da sua padroeira, agradecendo graças alcançadas e pagando promessas. Os festejos começam, geralmente, no dia 24 de janeiro com uma carreata,saindo de uma cidade vizinha, trazendo a imagem de Nossa Senhora da Saúde em procissão. O novenário se prolonga até o dia 01 de fevereiro. O encerramento da festa ocorre no dia 02 de fevereiro com missa solene e procissão com a participação de cerca de 10 mil pessoas. Nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro acontece a tradicional festa de rua com parques de diversão, barracas, entretenimentos diversos, apresentação de bandas
musicais e festas nos clubes.
A Festa de 02 de Fevereiro é uma tradição que se repete a mais de 130 anos, pois o documento mais antigo citando a localidade com o nome de Boa Saúde é datado de 22/06/1878.

- Janeiro: Festa de São Sebastião em Guarani

Nos dias 19 e 20 de janeiro no povoado de Guarani é realizada a festa de São Sebastião padroeiro da comunidade.

- Fevereiro/março: Carnaval

Por ocasião do carnaval são organizados dois ou três blocos com a participação dos jovens que além de desfilarem pelas ruas de Boa Saúde, costumam visitar as cidades vizinhas.

- Junho: Festejos juninos

As festas juninas acontecem geralmente a partir de 12 de junho, prolongando-se até o dia 29, com maior ênfase na última semana do mês.
A rede escolar mantém as tradições juninas organizando quadrilhas e realizando arraias. A comunidade festeja mantendo viva a tradição das fogueiras e das comidas típicas, organizando quadrilhas e realizando animados forrós.

-Setembro: Comemoração do 7 de setembro

No dia 7 de setembro a rede escolar comemora a independência do Brasil
com desfile escolar apresentando alegorias alusivas ao evento e
aspectos da cultura local e com a participação de banda de música,
pelas principais ruas da cidade.

- Dezembro: Emancipação Política

A emancipação política do município é comemorada no dia 11 de
dezembro, geralmente com alvorada estiva, apresentação de banda de
música, realização de ato solene comemorativo e apresentação de bandas
musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.